Projeto Político-Pedagógico


ESCOLA ESTADUAL ROBERTO RODRIGUES KRAUSE
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM FASE DE CONCLUSÃO

 I - INTRODUÇÃO


Diante da necessidade de qualificar a nossa prática o presente texto apresenta o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Roberto Rodrigues Krause, localizada na Rua Capitão Martinho Machado, s/º bairro de Santos Reis em Parnamirim/RN. Fundada no ano de 1996, oferece à sua comunidade os quatro anos do ensino Fundamental II, no turno vespertino, as três séries do ensino médio regular nos turnos matutino e vespertino, o ensino médio diferenciado e a educação de jovens e adultos – EJA para o ensino médio no horário noturno. Com um total de 780 alunos matriculados, a escola Krause apresenta em seu espaço físico 12 salas de aula, 01 sala da direção, 01 sala dos professores, 01 sala do coordenador pedagógico, 01 sala de multimídia, 01 sala de informática, 01 sala da secretaria, 01 cozinha, 01 quadra de esportes coberta, 01 sala de acessibilidade, 01 pátio para reuniões.
A escola é um espaço privilegiado, onde o aluno tem as condições necessárias para construção de seu conhecimento e se faz necessário a intervenção para que venha se consolidar uma prática pedagógica favorável à melhoria do processo ensino aprendizagem. O plano de gestão é o documento que orienta a gestor escolar através das metas propostas e suas respectivas ações a serem realizadas, sendo fundamentado pelas politicas educacionais e por cientistas da educação nas suas diversas linhas de pesquisa.
A gestão democrática sintoniza-se com a luta pela qualidade da educação e das diversas formas e mecanismos de participação encontrados pela comunidade escolar e seus colegiados na socialização do plano de gestão e na elaboração do projeto político pedagógico juntamente com a comunidade escolar: coordenadores, professores, funcionários, alunos e pais ou responsáveis. Com o objetivo, também, de contribuir para formação de cidadãos críticos e compromissados com a transformação social.
No Art. 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio diz que é um direito social de cada pessoa, e dever do Estado na sua oferta pública e gratuita a todos. E, no Art. 4º As unidades escolares que ministram esta etapa da Educação Básica devem estruturar seus projetos político-pedagógicos considerando as finalidades previstas na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional):
O Projeto Político Pedagógico deve ser participativo e ter como fundamentos: a autonomia, a qualidade social, a inclusão, a diversidade cultural, a ética e diversidade de gêneros. Para tanto, reestruturamos o PPP da escola (2004) juntamente com a equipe pedagógica e os demais que fazem parte da escola e que possam colaborar conosco nesta tarefa importante para o sucesso escolar, principalmente com a aquisição dos valores cognitivos e afetivos dos discentes. Fazendo-se valer a vez e a voz dos que participam da elaboração deste documento que, depois de “pronto” deve ser posto em prática de forma coletiva, de fato e de direito. Este documento vem subsidiar o processo ensino aprendizagem bem como contribuir para o bom andamento da prática administrativa e pedagógica da nossa escola. Nesse sentido pensamos o nosso projeto como um amplo contrato social (de natureza pedagógica, jurídica, social, cultural e política) em que são reafirmados os compromissos que recriam interações entre docentes (ensino) e estudantes (aprendizagem), como processo capaz de traduzir as demandas atuais da escola.
Para se combater a evasão e repetência se faz urgentemente a elaboração e execução de ações que possam trazer resultados significativos ao processo de ensino aprendizagem bem como a participação de todos envolvidos nesse processo. E, é bom lembrar que todo projeto requer autonomia e participação para o exercício de uma verdadeira gestão democrática. Contudo, salientamos a sua importância como ponto de partida para que essa democracia venha realmente emergir dentro do espaço escolar de forma satisfatória e humanizada. Assim acontecendo, a nossa escola terá uma melhor estruturação do seu currículo, uma organização de suas ações e, consequentemente, melhores rendimentos dos seus alunos, seremos uma escola com um espaço privilegiado de vivência integradora, atuante e eficaz. Uma escola aonde o aluno venha aprender e o professor interagir esse aprendizado. Onde gestores, coordenadores, professores, pais e alunos sejam colaboradores entre si e do conhecimento critico social. Enfim o Projeto Pedagógico só tem a contribuir para o trabalho coletivo e o exercício da cidadania no ambiente escolar.

II – IDENTIDADE INSTITUCIONAL

A Escola Estadual Roberto Rodrigues Krause possui 915 alunos matriculados e está localizada na Rua Cap. Martinho Machado, s/n, bairro de Santos Reis em Parnamirim/RN. Sua área geral é de 6.571,46 m² e apresenta no seu espaço físico 12 salas de aula com 35 carteiras e dois ventiladores de parede, por sala; 01 biblioteca com um acervo de 2.300 livros e um condicionador de ar; 01 sala de multimídia com 35 carteiras e dois condicionadores de ar; 01 sala de informática com 09 computadores compartilhados, uma impressora e dois condicionadores de ar; 01 secretaria com dois computadores e um condicionador de ar, 01 sala de arquivo com um computador e uma impressora, 01 sala de direção com um computador, 01 sala de professores com um condicionador de ar, 01 sala de apoio pedagógico com um computador, 01 cozinha com um fogão e uma geladeira industrial, 01 depósito para material de limpeza, 0l despensa para armazenar a merenda, 06 banheiros, 01 sala de acessibilidade com dois computadores, uma impressora e um condicionador de ar, 01 pátio para reuniões e 01 quadra de esportes coberta (passou recentemente por reforma na sua estrutura física).

III - HISTÓRIA DA ESCOLA

A escola foi inaugurada em 1994, com o nome Roberto Rodrigues Krause e oficializada pelo Ato de Criação nº 12.931 de 22/03/96.  O mesmo foi Ministro das Relações Exteriores do governo do presidente Itamar Franco em 1993. E, em abril do mesmo ano foi nomeado assessor internacional do Ministério da Educação e do Desporto onde coordenou a comissão permanente de cooperação internacional, com a finalidade de promover o entrosamento das atividades do Ministério da Educação e o relacionamento com organismos internacionais de natureza governamental e não governamental.  De acordo com a Portaria nº 576 de 14 de abril de 1993, Diário Oficial da União, nº 70 datado em 15 de abril de 1993. 

                                IV - FINALIDADE DO PROJETO

            O projeto pedagógico exige profunda reflexão sobre as ações que ocorrem no contexto escolar, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e o trabalho coletivo em prol do melhor para o aluno, Nesse sentido ele apresenta a finalidade de constituir um compromisso político e pedagógico de todos os envolvidos em prol de qualificar o processo ensino aprendizagem. Ele precisa ser concebido com base nas diferenças existentes entre seus autores, sejam eles professores, equipe técnico-administrativa, pais, alunos e representantes da comunidade local. Segundo (VEIGA. p.13, 2001)

 “O projeto pedagógico aponta um rumo, uma direção, um sentido explícito para um compromisso estabelecido coletivamente. O projeto pedagógico, ao se constituir em processo participativo de decisões, e preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições, buscando eliminar as relações competitivas e autoritárias, permitindo as relações horizontais no interior da escola”. 

        
                O projeto político pedagógico explicita os fundamentos teóricos metodológicos, os objetivos, o tipo de organização, e as formas de implementação e avaliação da escola. As modificações que se fizerem necessárias resultam de um processo de discussão, avaliação e ajustes permanentes  do projeto.             



V - OBJETIVOS EDUCACIONAIS
  
GERAL
  • Promover a formação das competências e habilidades dos alunos da Escola Estadual Roberto Rodrigues Krause, em busca de soluções para resolver situações problema existentes, de forma específica e diversificada, através da participação dos gestores, professores, coordenadores, funcionários, alunos e toda a comunidade escolar.


ESPECÍFICOS

       *Motivar o aluno e melhorar sua participação nas atividades escolares;
 *Buscar uma melhor qualidade do ensino, promovendo uma maior interação entre disciplinas – rever  a questão do currículo em alguns níveis; 
 *Promover cursos de formação continuada para professores; 
 *Acompanhar a assiduidade dos alunos; 
 *Apresentar para os alunos, educadores e comunidade em geral a importância da educação formal para o crescimento do ensino aprendizagem;
 *Trabalhar juntamente com os colegiados. 

VI – PRINCÍPIOS DA INSTITUIÇÃO


Missão da Escola
                                      
Oferecer formação integral que favoreça a autonomia, por meio de educação com qualidade, tendo em vista a transformação social com sustentabilidade.
  
Visão de Futuro

Ser reconhecida como instituição de educação que concretiza o processo ensino e aprendizagem, com qualidade, ética e compromisso.
  
Valores

      Trabalharemos na perspectiva de desenvolver o senso crítico e formar o cidadão oportunizando a prática dos seguintes valores: respeito, responsabilidade, ética, disciplina e compromisso.

VII - CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM

As rápidas mudanças ocorridas na sociedade e o grande volume de informações estão refletindo-se no ensino, exigindo desta forma, que a escola não seja uma mera transmissora de conhecimentos, mas que possibilite ao jovem percorrer o conhecimento de maneira mais motivado, crítico e criativo, que proporcione um movimento de parceria, de trocas de experiências, de afetividade no ato de aprender a desenvolver o pensamento crítico-reflexivo.
Nesse contexto pensamos o conhecimento como um processo que resulta da interação entre o sujeito e o objeto. Onde seu desenvolvimento intelectual se dá pela interação com o meio onde vive e com a interação do outro, num processo dialético, de invenção e descoberta. Como afirma Vigotsk:

“A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Para ocorrer à aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.”

Assim o aluno é um sujeito ativo que responde aos estímulos, age sobre eles construindo e organizando seu próprio conhecimento. Por sua vez o professor criará situações de conflitos solucionáveis para que os alunos construam seus conhecimentos, promovendo momentos de aprendizagem que se apoiam na circulação de saberes e conhecimentos entre ensinantes x aprendizes, entre aprendizes e aprendizes.  
Tendo em vista o avanço do uso das tecnologias. Outro ponto importante para a concepção construtivista /interacionista é que possamos aproveitar o conhecimento prévio dos alunos, bem como o uso dessas tecnologias para o uso social.
Com esse olhar que busca compreender as transformações dos jovens e o que as tecnologias produzem nas subjetividades e nos processos educativos, podemos tentar enxergar que as possibilidades das redes sociais têm para com o ensino aprendizagem são inúmeras. E sem dúvidas nós professores, podemos ser mediadores importantes nesse processo, desde que também nos preparemos para compreender e participar da produção dessas novas arenas educacionais.
Falar que a escola deve proporcionar formação integral (intelectual, afetiva e social) às crianças é comum hoje em dia. No início do século passado, porém, essa ideia foi uma verdadeira revolução no ensino. Uma revolução comandada por um médico, psicólogo e filósofo francês chamado Henri Wallon. Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento. Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Militante apaixonado (tanto na política como na educação), dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir. Ou seja, "a própria negação do ensino". 
As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.
              Diante de todo esse conjunto de pensamentos, a escola deverá refletir sua prática, suas ideias, seu currículo, seus jovens e a comunidade que estes estão inseridos. Sempre pensando na formação humana integral do aluno.

VIII – RELAÇÃO  PROFESSOR X ALUNO

Deverá se pautada no diálogo, na participação e na compreensão da formação humana integral, considerando a diversidade cultural, as habilidades e competências.

IX - PERFIL DO ALUNO

Os estudantes da escola são filhos de trabalhadores do comércio, das fábricas, construção civil e de outras atividades laborais semelhantes e, são oriundos das escolas públicas municipais e estaduais mais próximas. No turno matutino funciona apenas a modalidade ensino médio regular; no vespertino funciona o fundamental maior e o ensino médio regular e no horário noturno funciona o ensino médio diferenciado e a educação de jovens e adultos (EJA). O tempo normal para conclusão do ensino médio é de três anos e da EJA é de três semestres. Trabalhamos na perspectiva de oferecer uma educação pública de qualidade aos nossos estudantes, para formar cidadãos críticos e que possam ser inseridos no mercado de trabalho e no ensino superior.


X - REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO


A dificuldade na aprendizagem e a motivação são problemas que tem instigado pesquisadores e educadores, de um modo geral, há muito tempo. No entanto sabemos que resolver esse problema ainda é um grande desafio para todos os envolvidos diretamente com a educação em nosso país. Verificamos através de dados do IDEB que, embora, estes valores tenham aumentado de forma discreta o índice de abandono na escola também aumentou, bem como as altas taxas de reprovação que juntos consubstanciam o fracasso escolar.
Alguns autores afirmam que são inúmeros os motivos que levam o aluno a desistir de estudar antes do término do ano letivo.  Quando nos reportamos aos anos noventa, vemos que a escola tinha uma visão conservadora e reproduzia o que interessava as forças dominantes da sociedade, pois segundo Libâneo:

"Quando o aluno não consegue aprender, abandona a escola, considera-se que são problemas individuais dele, descartando-se social e a responsabilidade da própria escola. (LIBÂNEO outras explicações como as condições socioeconômicas, a desigualdade”. (1991, p. 36).

As questões relativas à evasão do aluno da escola, nesse momento eram ligadas a motivação do aluno para o estudo e seu fracasso se traduzia no grande número de alunos que eram reprovados e por isso tinham que repetir o ano da série em estudo.  Quanto à motivação do aluno, temos ainda em Libâneo (1991):

Estar o aluno motivado para o estudo não depende, portanto, apenas de sua capacidade individual, porque para sabermos do que cada um é capaz, é preciso verificar, antes, as condições reais de vida que se sobrepõem à individualidade. (p. 114).

Ao observarmos as questões levantadas por Libâneo, percebemos que esse pensamento não está ultrapassado, que a motivação do aluno para o estudo ainda é um fator essencial para sua aprendizagem, pois sabemos que o aluno participará de forma efetiva as aulas ministradas pelos professores, caso haja alguma relação com seu cotidiano. E, o professor precisa saber desta realidade que permeia o seu aluno, buscar compreendê-lo e não apenas avaliar através de uma prova escrita (classificatória) ou julgar seu comportamento indisciplinado. Devendo ser criadas estratégias metodológicas, juntamente com a equipe pedagógica, que possam trazer interesse ao aluno pelo processo de ensino aprendizagem.
A escola já não é concebida da mesma forma de alguns anos atrás; pois esta apesar dos avanços significativos do mundo moderno, ainda não dispõe de todos os recursos materiais e humanos adequados às novas situações de aprendizagem que lhe permita competir com os instrumentos de comunicação e entretenimento, como os celulares, os sites de relacionamentos, os jogos eletrônicos e até as rodas de conversa.
De acordo com CASTRO e CARVALHO (2012), quando discorrem sobre a contemporaneidade no ensino afirmam que:

“Se a cultura está mudando rapidamente, toda a escola precisa ser repensada: sua estrutura, gestão, seu funcionamento, currículo, a aula; e isso, não somente para acompanhar as mudanças, mas para não deixar escapar a função educativa da escola, assegurando a formação geral do educando”. (p. 37).

No âmbito da escola, pensar o ensino significa refletir a respeito do seu Projeto Político Pedagógico (PPP).  A didática de um professor ou a metodologia e a avaliação de um componente curricular específico devem ser discutidas com todos os professores e especialistas, tendo em vista os objetivos da escola. A autonomia na definição do PPP será exercida de forma responsável ao prever a análise de todas as suas características, tendo em vista a sua função social e as orientações legais que garantem os objetivos e a base comum nacional.
A LDB e as Diretrizes Curriculares Nacionais propõem que cada escola, ao refletir a respeito do seu projeto pedagógico, exercite a sensibilidade, a ética, o espírito da igualdade e a flexibilidade de pensamento para atender a todas as diferenças existentes entre os alunos. Cada profissional da educação possui as condições ideais para trabalhar os valores culturais individuais que torne cada um mais tolerante com as diferenças e, assim, construir uma sociedade mais solidária e menos violenta. O exercício da tolerância para com a diferença pressupõe o debate entre os interessados no ensino: gestores, professores, coordenadores, funcionários, alunos e seus pais. Desse debate nascerá um particular projeto político pedagógico, proveniente e propulsor de uma gestão escolar verdadeiramente democrática.
Podemos ratificar estas afirmações através do pensamento de CASTRO E CARVALHO (2012), quando se referem a um currículo voltado para formação geral do alunado, incorporando as características da contemporaneidade e da comunidade local e levando em conta as ações do coletivo escolar para sua consecução:

“Um projeto define uma trajetória de formação para os estudantes (currículo escolar), mas também uma trajetória de formação em serviço para todos os profissionais envolvidos. Saber e cidadania se entrecruzam para viver o urbano, a cidade, às vezes violenta, mas que se quer solidária. Compreender o contexto, dominar o saber das disciplinas, exercitar a interdisciplinaridade e a partilha e, também, construir a cidade”. (p. 51).

Repensar a escola e o ensino é repensar criticamente tempo e espaço em termos de seus usos, disposições e combinações e ousar mudá-los, visando melhorar o projeto de formação que objetivamos para melhorar a qualidade do ensino. Essas variáveis objetivas – tempo e espaço, estão interligadas ao método e à avaliação auxiliarão no sentido das atividades e dos projetos interdisciplinares.
A (LDB no seu artigo 2°) vem colocar a importância do projeto político pedagógico quando nos afirma que este é um documento que implica a seleção de valores, a busca de pressupostos teóricos metodológicos postulados por todos, e que este também contribui para o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o  exercício da cidadania e da qualificação para o trabalho. 

XI - PROPOSTA CURRICULAR DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO
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XI.I -  PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL (Do 6º ao 9º ano)

Objetivo Geral

O ensino fundamental tem como objetivo proporcionar ao aluno até o fim do curso o domínio da leitura, escrita e cálculo, a compreensão do ambiente natural, social, político, cientifico e ético. O ensino fundamental na educação básica tem ainda como objetivo levar o aluno a adquirir conhecimentos, habilidades e formação de atitudes e valores que leve ao fortalecimento da família desperte seus sentimentos de solidariedade e tolerância.

OBJETIVOS DE CADA DISCIPLINA:

Língua Portuguesa
Objetivos
Abrir espaço para que o educando se integre às várias áreas de conhecimento, contextualizando-o ao ambiente em que vive.
Oportunizar ao educando diversas leituras de mundo e sua interpretação, bem como a percepção das mudanças da cultura, nos aspectos de ver e sentir o mundo; preocupando-se com a formação de valores e padrões de conduta do mesmo, alertando-o para temas de importância social de forma consciente e crítica.
Matemática
Objetivos
Proporcionar a formação integral do educando, fazendo com que esse venha a ser crítico e consciente, adquirindo autonomia na resolução de situações diversas.
Geografia
Objetivos
Propiciar ao educando a leitura e compreensão do mundo, bem como o estudo da natureza e a atuação do homem como agente transformador do espaço rural e urbano. Usando instrumentos cartográficos e tecnológicos como meio de localização e compreensão do espaço.
História
Objetivos
Compreender o processo histórico na sua totalidade, relacionando as estruturas econômicas, sociais, políticas e culturais das diferentes épocas históricas; compreender a si mesmo como ser histórico integrado na sociedade bem como o seu papel de sujeito e não objeto social.
Ciências
Objetivos
Compreender através de atividades contextualizadas e interdisciplinares o meio ambiente e sua degradação, bem como conhecer os seres vivos e o planeta terra (e sua diversidade cultural) numa perspectiva histórica cultural tendo o homem como sujeito de transformação capaz de criar meios tecnológicos para sua sobrevivência e ou mesmo adaptação.
Língua Estrangeira Moderna - Inglês
Objetivos
Proporcionar ao aluno a possibilidade de atingir um nível de competência linguística capaz de permitir-lhe ter acesso a informações de diversos tipos, ao mesmo tempo em que contribuímos para sua formação geral enquanto cidadão crítico-consciente;
Conhecer as estruturas gramaticais aliadas a um vocabulário amplo, juntamente com as noções de estratégia de leitura;
Familiarizar o aluno com outra cultura, propiciando sua interação num mundo globalizado.
Artes
Objetivos
Despertar o educando para o sentido estético e para a função da obra de
Arte, nas suas mais diversas manifestações;
Utilizar as diferentes linguagens: verbal, corporal, gráfica e plástica para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
Expressar e saber comunicar-se em Artes, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar produções artísticas;
Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
Educação Física
Objetivos
Proporcionar atividades corporais que despertem e concretizem nos alunos conhecimentos e vivências, globalizando o físico, a moral, o social e o espiritual para que possam contribuir para a formação de cidadãos conscientes, críticos, cooperativos, solidários e justos.
Estimular a capacidade de expressão individual, em meio a movimentos criativos, resgatando nos alunos as competências sociais e o verdadeiro significado dos valores éticos e morais.
Ensino Religioso
Objetivos
Compreender o fenômeno religioso para que seja capaz de viver de forma solidária e fraterna, respeitando a tradição religiosa e liberdade de expressão, como orientadora das crenças, normas e atitudes éticas dos fiéis.
Conhecer melhor o fenômeno religioso, estendendo a sua própria busca do transcendente;
Contribuir para formação integral do educando afim de que sejam capazes de viver uma sociedade múltipla e complexa respeitando as diversidades culturais, religiosas e políticas;
Compreender as práticas religiosas e os mistérios de diferentes religiões;
Compreender a evolução das estruturas religiosas nas organizações humanas;
Desenvolver no educando a capacidade de valorizar a pluralidade cultural religiosa local, religiosa, nacional e universal.

XI.II - PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO

      Consolidar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, oferecer preparação básica para o trabalho e exercício da cidadania; compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, através das modalidades ministradas.

Objetivo Geral

·               Proporcionar ao educando a formação básica do cidadão, mediante sua compreensão do ambiente político, tecnológico e artístico para desenvolvimento de seus valores culturais, morais sociais e o fortalecimento dos vínculos de família e dos traços de solidariedade humana.
·                             Gerenciar com uma pratica democrática, assegurando ampla participação dos representantes dos deferentes segmentos da escola, nos processos de decisão de ações administrativas-pedagógicas da mesma.
·       Criar mecanismos que garantam a continuidade do processo a democratização do ensino-aprendizagem, propiciando o exercício de uma cidadania crítica e consciente.

Língua Portuguesa
Objetivos
Ser integrante de uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
Saber adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos;
Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, informação e comunicação em situações intersubjetivas, que exijam graus de distanciamento e reflexão sobre os contextos e estatutos dos interlocutores; e colocar-se como protagonista no processo de produção/recepção.
Compreender e usar a língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integração da organização integradora, da organização de mundo e da própria identidade.
Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos como seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção/recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e propagação de ideias e escolhas, tecnologias disponíveis etc.).
Entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação,associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar.
Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
Educação Física
Objetivos
Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;
Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva;
Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.
Arte                                                                                       
Objetivos
Realizar atividades que fortaleçam o espírito humano, melhorem a qualidade de vida e promovam a criatividade, dignidade e a independência através das artes;
Conhecer o mundo das artes e cultura através do desenvolvimento de atividades de
Música, dança, teatro, literatura, artes visuais, artesanato, entre outros;
Matemática
Objetivos:
Desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender Matemática;
Incrementar a participação dos alunos;
Revelar curiosidade e gosto de aprender, de pesquisar e de investigar.
Desenvolver o espírito de equipe, tolerância e cooperação;
Ter hábitos de trabalho e de persistência, procurando realizar o trabalho até ao fim de forma organizada e apresentá-lo com a devida qualidade;
Desenvolver o raciocínio abstrato;
Desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação do mundo real;
Desenvolver o conhecimento do espaço , através de construções e manipulação de sólidos geométricos.
Física
Objetivos:
Compreender enunciados que envolvam códigos e símbolos físicos.
Compreender manuais de instalação e utilização de aparelhos;
Utilizar e compreender tabelas, gráficos e relações matemáticas gráficas para a expressão do saber físico. Ser capaz de discriminar e traduzir as linguagens matemática e discursiva entre si;
Expressar-se corretamente utilizando a linguagem física adequada eelementos de sua representação simbólica. Apresentar de forma clara e objetiva o conhecimento apreendido, através de tal linguagem;
Desenvolver a capacidade de investigação física. Classificar, organizar, sistematizar. Identificar regularidades. Observar, estimar ordens de grandeza, compreender o conceito de medir, fazer hipóteses, testar;
Articular o conhecimento físico com conhecimentos de outras áreas do saber científico.
Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relações com o contexto cultural, social, político e econômico;
Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
Química
Objetivos:
Proporcionar condições para preparação do aluno como cidadão consciente e crítico, capaz de percebera intervenção química humana, influenciando o estilo de vida da população, o meio ambiente e a sociedade em geral
Reconhecer a Química como uma das ciências promotoras do conhecimento tecnológico e científico.
Despertar no aluno o interesse pela ciência, partindo do conhecimento do seu cotidiano.
Desenvolver habilidades que permitam a interpretação de resultados dos fenômenos físicos e químicos, no dia-a-dia.
Biologia
Objetivos
Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os diversos ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, água, luz, calor, solo e características específicas dos diferentes ambientes;
Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;
Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida no homem e na mulher, aproximando-se à noção de ciclo vital do ser humano e respeitando as diferenças individuais;
Reconhecer processos e etapas de transformação de materiais em objetos;
Realizar experimentos simples sobre os materiais e objetos do ambiente para investigar características e propriedades dos materiais e de algumas formas de energia;
Formular perguntas e suposições sobre o assunto em estudo;
Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à alimentação e higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços que habita.
História
Objetivos:
Identificar as diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais entre os alunos da classe e entre eles e as demais pessoas que convivem e trabalham na Escola;
Reconhecer as transformações e permanências, dos costumes das famílias das crianças (pais, avós e bisavós e nas instituições escolares);
Identificar grupos indígenas da região e estudo de seu modo de vida social, econômico, cultural, político, religioso e artístico;
Resgatar as datas comemorativas do calendário.
Geografia
Objetivos
Situar-se no contexto social;
Compreender o espaço geográfico onde está inserido;
Observar os diferentes aspectos da natureza no local de moradia;
Analisar o lugar de vivência de outros alunos e pessoas;
Identificar a sala de aula como parte do espaço da Escola;
Reconhecer as diferentes partes da Escola como lugar de exercício de profissões diferentes;
Conscientizar-se sobre as novas formas tecnológicas de se relacionar com a natureza.
Língua Estrangeira Moderna - Inglês
Objetivos
Estabelecer o contato com a língua inglesa a partir de sua realidade, tornando a aprendizagem da mesma algo prazeroso;
Perceber a importância da Escola e de uma Segunda língua como instrumento eficaz da conquista do mercado de trabalho.
Língua Estrangeira Moderna - Espanhol
Objetivos
Conhecer a importância da língua Espanhola dentro do mercado profissional como meio de comunicação dentro do convívio cultural.
Filosofia
Objetivos
Internalizar atitudes investigativas;
Questionar as dúvidas, as reflexões sobre a realidade e as verdades historicamente construídas; tornando-se sujeito autônomo e criativo, enfrentando os desafios desse milênio.
Adotar uma atitude filosófica que permita como cidadão entender e enfrentar as mutações frenéticas do mundo tecnológico, favorecendo o redimensionamento constante dos valores éticos vigentes.
Sociologia
Objetivos
Adquirir conhecimentos que permitam o aprofundamento do saber e a reflexão sobre a organização social;
Compreender a ação do homem no processo social e a influência do processo social sobre o homem;
Perceber as organizações e as instituições sociais no contexto dos processos históricos, propiciando situações de aprendizagem nas quais o conceito antropológico de cultura favoreça uma percepção produtiva da diversidade.

XI.III - PROPOSTA DO ENSINO MÉDIO DIFERENCIADO

Objetivo Geral
      
·               Possibilitar a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, a partir de um currículo com identidade própria com ênfase nas especificidades dos estudantes desse turno de ensino.

Objetivos Específicos
  • Desenvolver metodologias que atendam as especificidades do trabalhador estudante
  • Diminuir os índices de abandono, de evasão e de repetência;
  • Promover atividades motivadoras de forma que os sujeitos envolvidos no processo possam   compartilhar os seus saberes (gestores, professores, funcionários, estudantes, pais, mães e/ou     responsáveis) a fim de que aconteça um trabalho compartilhado;
  • Monitorar e avaliar as práticas desenvolvidas nos processos de ensino-aprendizagem;
  • Viabilizar espaço e tempo para a realização de um planejamento coletivo de forma que garanta a formação na escola.

XI. IV - PROPOSTA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Objetivo Geral:


          Oportunizar aos Jovens, adultos e idosos, que não tiveram acesso à escolaridade no tempo devido a continuidade dos estudos.

Objetivos Específicos:

  • Resgatar e suprir a escolaridade do jovem e do adulto no Ensino Fundamental e Médio, que foi interrompida durante anos, visando reparar e propiciar a esta classe de educandos um ensino mais acelerado e voltado para as necessidades imediatas.
  • Adequar o jovem e o adulto para as exigências de um mercado de trabalho que prima por ser competitivo, dominado pela tecnologia e pelas constantes inovações da era globalizada que vivemos.
  • Levar os mesmo alunos ao entendimento de que o exercício pleno da cidadania de forma consciente e justa, só é possível por meio do desenvolvimento intelectual, ético, moral e afetivo de todo ser humano.
  • Preparar o aluno para utilizar os diferentes códigos de linguagem, para bem se comunicar e interpretar a realidade que o cerca.
  • Despertar neste aluno uma postura consciente, crítica e responsável frente aos problemas sociais.


XII - PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS

A nossa escola buscará trabalhar com as abordagens crítico social e teoria das inteligências múltiplas, tendo em vista que as duas consequentemente desenvolvem  no aluno  a criticidade, as habilidades e abrem espaços para transformação social do ser humano, enriquecendo de saberes e culturas.

ABORDAGEM CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS.



A educação crítico - social permite ao aluno receber conteúdos que estão perfeitamente adequados à realidade vivida socialmente por ele. A escola se apresenta como o lugar por excelência das necessárias mudanças sociais, habilitando assim o estudante para sua entrada no universo adulto, bem como o estimula a atuar no interior de uma comunidade.
Este método, portanto, não aparta o teor das disciplinas ministradas no ambiente escolar da vivência em sociedade. As escolas que o adotam devem estar prontas para transformar os alunos em agentes críticos, cientes dos paradoxos que entretecem a teia social em que estão inseridos. O ensino nestas instituições é mais pluralizado, pois parte do ponto de vista de que os aprendizes têm a necessidade vital de entrar em contato com outras culturas que não sejam a sua.
A corrente crítico-social procura alcançar uma democratização do conhecimento e do aprendizado; assim, os menos favorecidos socialmente têm acesso aos mesmos saberes que serão administrados às camadas privilegiadas da sociedade; eles não são excluídos, a pretexto de ter sua cultura respeitada pelas demais classes sociais; não deve haver qualquer marginalização  nas escolas que optaram por este método.

TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.

Este estudo é uma pesquisa de revisão bibliográfica, tendo como metodologia os conteúdos teóricos sobre os conceitos de inteligência, desmistificando as dificuldades de aprendizado individual, utilizando novos conceitos através da Teoria das Inteligências Múltiplas, trabalhando pedagogicamente o aluno na inteligência de maior desenvolvimento.
Essa linha de pesquisa vem justificando o objetivo que é mostrar a capacidade de desenvolvimento individual do aluno em que todos podem a oportunidade de aprender e do professor  utilizando a teoria com competência.

XIII – METODOLOGIA DE ENSINO

*Formalizar e executar os planos de ações articuladas dando cumprimento às metas de qualidade estabelecidas para a educação básica;
*Trabalhar questões do ENEM e avaliações institucionais;
*Marcar reuniões administrativas nos diversos segmentos (professores, funcionários, alunos, pais e alunos) para discutir decisões a serem tomadas pela comunidade;
Fazer reuniões extraordinárias com o Conselho Escolar e os demais colegiados para discutir os assuntos de interesse da comunidade escolar, analisar as necessidades da escola, comunicar as estratégias para melhorar a motivação e aprendizagem dos alunos: os projetos, medidas e outros.
*Marcar reuniões administrativas e financeiras para divulgar as ações financiáveis e as prestações de contas;
Incentivar o aluno que não tem interesse pelo ensino aprendizagem a participarem dos projetos elaborados pelos professores e equipe pedagógica, como: Aulas Passeio e Mostras Culturais.
 *Realização de palestras e apresentações nas áreas de: saúde, meio ambiente, cultural, étnica, religiosa (respeitando a laicidade da escola), tecnológica e formação profissional;
 *Elaboração do calendário cultural;
 *Buscar recursos junto a SEEC para realização de torneio interclasse e para participação dos atletas, das diferentes modalidades esportivas, nas competições estudantis.
*Prover a documentação dos alunos que participam dos programas sociais e acompanhar sua frequência e rendimento escolar, como forma de incentivo a prática educacional.
Buscar apoio e parcerias com as instituições públicas e privadas, para qualificação do aluno,   professor e funcionário. E, auxiliar na implantação e manutenção das Tecnologias de    Informação e Comunicação (TIC’s).
 *Incentivar os projetos interdisciplinares com orientação dos coordenadores pedagógicos.

XIV - PROGRAMAS E PROJETOS

Compreendemos que o desenvolvimento de projetos no âmbito escolar facilita a aprendizagem bem como conduz o aluno na sua reconstrução de saberes oportunizando o pensamento crítico e ideológico. Nesse sentido é possíveis encaminhar diferentes formas de organização do trabalho pedagógico entre eles estão os projetos interdisciplinares e coletivos que nossa escola vem desenvolvendo nos seus diferentes turnos. Nessa perspectiva no ano de 2014 iniciamos o PAFEM, (Programa do Pacto pelo fortalecimento do ensino Médio), onde pudemos discutir, refletir, sugerir, criticar e acima de tudo melhorar a nossa prática pedagógica.
O Pacto pelo Fortalecimento do ensino médio tem como objetivo maior fortalecer o ensino e aprendizagem do ensino médio. Este programa direcionado pelo ministério da educação (MEC) tem diversas parcerias com: UFRN, UERN, IFESP, IFRN, ETC. Na proposta do Pacto, estudamos 11 cadernos com temas essenciais a discussão da nossa prática em sala de aula e dentro do espaço escolar, pois envolveu os segmentos de professores, coordenadores e gestores.
Os temas estudados e discutidos em cada caderno foram: Na I etapa Caderno 1-Ensino médio e formação humana integral. Caderno 2 - O jovem como sujeito do ensino médio. Caderno 3 - O currículo do ensino médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral. Caderno 4 - Áreas de conhecimento e integração curricular. Caderno 5 - Organização e gestão democrática da escola. Caderno 6 - Avaliação no ensino médio. Já na II etapa, refletimos os seguintes temas: Caderno 1 - Organização do trabalho pedagógico. Caderno 2 - Ciências Humanas. Caderno 3 - Ciências da natureza. Caderno 4 - Linguagens e Caderno 5 - Matemática. Consideramos o Pacto pelo fortalecimento do ensino médio como um programa que veio abrir um grande elo entre alunos, professores e coordenadores. Contribuindo bastante com nossa prática pedagógica, nos permitindo avaliar melhor e nos auto- avaliar.
Outros projetos que estão em consonância com o pacto e outros estão na nossa proposta curricular para o próximo ano. Vejamos alguns projetos que estão em desenvolvimento na escola:
As Leituras do Universo Cultural Nordestino. Este apresenta como objetivo geral: Exercitar as habilidades de leitura crítica dos educandos através de investigação e reflexão a respeito dos aspectos socioculturais nordestinos. É um projeto interdisciplinar do turno noturno.

*Projeto específico da área Ciências natural da disciplina de Física - TEMA: Consumo racional de energia e eficiência energética.
 * Língua inglesa. TEMA: O uso da ferramenta voicethread no ensino do inglês.
 *Experimento de ciências de baixo custo na disciplina de química;
 *Vivenciando outros espaços: uma experiência significativa na sala multifuncional;
 * O jornal na sala de aula – língua portuguesa.

 Continua... Ainda em fase de Conclusão....

Alguns anexos



Festividade Dia das Mães 2015


Renovação do Conselho Escolar



Atual Presidente do Conselho Escolar 


Aula de Campo - Parque Eólico 2015


Reunião Administrativa e Pedagógica 
com professores do Matutino - 2016



Reunião Administrativa e Pedagógica 
com professores do turno Vespertino e Noturno - 2016












































           


















       

               













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